Experiência Profissional

1. REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA.

– Implantação de uma Administração Financeira com um Contas à Pagar, Contas à Receber, e um Fluxo de Caixa com 12 meses de projeção.

– Implantação e Reimplantação de ERPs, integração dos módulos de Gestão, Folha de Pagamento e Contabilidade.

– Adequação da Contabilidade às necessidades da gestão da empresa.

– Acompanhamento de auditorias contábeis.

– Implantação de uma Contabilidade Gerencial com Centro de Custos, tendo uma análise apurada dos diversos contratos ou negócios dentro da Empresa.

– Implantação de uma Controladoria.1. 

2. REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA E OPERACIONAL

– Formação de equipe nas áreas Financeira, Rh e Apoio Operacional.

– Reestruturação no Departamento de Compras e Almoxarifado.

– Implantação de Controle de Frotas e Equipamentos

– Reestruturação do RH, com forte apoio à Segurança do Trabalho e no cumprimento das leis trabalhistas.

– Forte atuação nas relações trabalhistas, tanto na área Sindical como na Área Jurídica.

– Relacionamento direto com as áreas jurídicas trabalhistas, cível e tributária.

3. ATUAÇÃO EMPRESARIAL

– Relacionamento com instituições bancárias, negociação de financiamentos e captação de recursos.

– Relacionamento com investidores para capitalização da empresa e atuação em novos negócios.

– Implantação de nova sede e infraestrutura em mudança de local de funcionamento.

– Visão estratégica e análise de ambiente empresarial.

 4. GESTÃO DE CRISES

 – Reestruturação Administrativa e Financeira.

– Planejamento financeiro para elaboração da recuperação da empresa.

– Renegociação de dívidas bancárias.

– Renegociação de dívidas trabalhistas e com fornecedores.

– Formação de novas equipes.

– Acompanhamento jurídico dos contenciosos judiciais, ações de cobrança e demais questões desta área.

– Processo de Recuperação Judicial e Extrajudicial.

5. EMPRESA FAMILIAR

– Reestruturação societária, com a divisão em duas partes, fazendo toda a transição, acordo entre os sócios e finalização do processo.

– Participação na dinâmica familiar na administração da empresa.

6. EXPERIÊNCIA DO SETOR PÚBLICObom relacionamento institucional e com diversos setores empresariais.

6.1. ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

– Execução de Planos nas áreas de Transporte Público, Trânsito, Manutenção Predial e Zeladoria do Município de Olímpia, através de contratos de prestação de Serviços.

– Reestruturação Administrativa e Financeira.

– Auditoria Contábil e Reimplantação da Contabilidade.

6.2. TRANSPORTE PÚBLICO E TRÂNSITO

– Estudo e implantação de Projeto de Transporte Público, com a privatização do setor e renovação total de frota de ônibus.

– Estudo e implantação da municipalização do trânsito, criando na PRODEM o Departamento de Trânsito e Transporte Coletivo.

6.3. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

– Plano de Desenvolvimento Econômico do Município de Olímpia em junho de 2003.

– Projeto e implantação da Incubadora de Empresas, em parceria com o SEBRAE em março de 2004.

– Formação do COMTUR-Comissão Municipal de Turismo, estudo e implantação do Projeto de Turismo, em parceria com o SEBRAE desde 2001.

– Estudo e Implantação do Projeto de Artesanato, com a formação de 85 artesãos, em parceria com SEBRAE e SUTACO.

– Implantação da Casa do Artesão desde março de 2002.

6.4. MEIO AMBIENTE

– Estudo para implantação de Projeto de Meio Ambiente no Município.

– Participação em Projeto de Implantação de Gerenciamento de Resíduo Sólido no Município, em parceria com a UNILIVRE – Curitiba-Pr.

– Participação em Projeto de transformação do lodo da Estação de Tratamento de Esgoto e resíduo de poda em compostagem e transformação em adubo orgânico.

– Estudo para reciclagem do Resíduo de Construção Civil do Município.

6.5. CULTURA

– Vice-Presidente das Comissões Organizadoras do 38º ao 40º Festival do Folclore de Olímpia.

– Presidente das Comissões Organizadoras do 41º ao 42º Festival do Folclore de Olímpia.

– Participação no Projeto da instalação da Universidade Livre do Folclore em Olímpia, em parceria com o SEBRAE e a Unilivre de Curitiba.

– Projetos realizados e enviados ao Ministério da Cultura para apreciação do Fundo Nacional de Cultura e Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, para incentivo dos Festivais do Folclore de Olímpia.

7. CASA RAMOS – 01/1984 a 06/2008

– Sucessão familiar de um negócio do comércio varejista.

– Duas reformas físicas, em 1985 e 1992, sendo a segunda de ampliação.

– Implementação de uma Administração Financeira, informatizando através de um do sistema SIAGE, desenvolvido dentro da empresa.

– Implantação do Programa de Qualidade Total pelo SEBRAE, primeira turma em 1994.

8. FACILITADOR DO SEBRAE

– Administração de cursos na área de finanças.

– No ano de 2000, treinamento de cerca de 400 empreendedores do curso Operação Para o Crédito do Programa Brasil Empreendedor

– De 2001 a 2006 administração dos cursos Fluxo de Caixa, Formação do Preço de Vendas e Matemática Financeira.

9. PRESIDENTE DA ACIO – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIA DE OLÍMPIA – 1990 a 1992 e DIRETOR até 2008.

– Reestruturação Administrativa da entidade, reformulação total no tipo de atendimento aos associados.

– Primeiras parcerias com o escritório regional do SEBRAE em São José do Rio Preto.

– Participação de Projetos Conjuntos da ACIO juntamente com a Prefeitura Municipal de Olímpia e SEBRAE.

– Reforma física e modernização da sede própria da entidade.

10. CARREIRA PROFISSIONAL NAS EMPRESAS

10.1. PRODEM– Progresso e Desenvolvimento Municipal de Olímpia – 06/2019 A 01/2021 – Reestruturação Administrativa e Financeira.

10.2. FLORESTANA PAISAGISMO CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA – 04/2010 A 01/2019 – Reestruturação Administrativa, Financeira e Operacional.

10.3. ALGON GEOLOGIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL LTDA 01/2007 a 02/2010 – Reestruturação Societária, Administrativa e Financeira.

10.4. INDÚSTRIA QUÍMICA KIMBERLIT – Reestruturação Administrativa e Financeira.

10.5. PRODEM – Progresso e Desenvolvimento Municipal de Olímpia – 01/2001 a 09/2005 – Política Pública de Desenvolvimento Econômico, Política Pública de Transporte e Trânsito, reestruturação Administrativa e Financeira.

10.6. EXDIBRA S.A. – Extratífera de Diamantes Brasil – 01/03/1983 a 01/05/1984 – geólogo, participante em pesquisa mineral de diamantes, em Romaria – MG, e pesquisa mineral de ouro em Uruaçu – Go.