Fazer um plano de trabalho para situar em que estágio se encontra a empresa.
1.1. Diagnóstico
– Levantamento das condições em que se encontra a empresa. Quais são seus controles, indicadores, relatórios produzidos.
– Quais são seus custos, margens, estrutura de produção, administração.
– Qual o seu mercado, clientes, oportunidades, barreiras.
– Proposta de um Plano de Trabalho para se chegar ao objetivo da empresa.
1.2. Gestão de Crise – O objetivo é preservar a empresa, dar continuidade aos negócios, ter controle sobre situação da empresa.
– Através do levantamento do endividamento da empresa, feita no Diagnóstico, inicia-se a negociação com fornecedores estratégicos.
– Negociação com instituições financeiras.
– Proteção do patrimônio dos acionistas.
– Solução de eventuais divergências societárias ou familiares.
– Busca de recursos para a estabilização do negócio.
1.3. Gestão de Caixa – Neste momento na empresa, é importante a agilidade na tomada de decisão para a manutenção de caixa. O tempo é muito precioso nesta fase.
– Formação de um comitê para decisão de pagamentos a serem realizados, mediante prioridades.
– Levantamento dos custos fixos para adequação para obtenção ou aumento de margem.
– Redução dos custos variáveis através de ações junto à fornecedores, compras à vista, etc.
1.4. Gestão de Custos – Ter conhecimento em detalhe dos custos de cada produto, e usá-los para a estratégia de mercado e vendas, melhorando as margens médias da empresa.
– Levantamento completo de custos de cada produto.
– Análise de rentabilidade de cada um destes produtos.
– Estratégia de vendas com melhor potencial de margem.
1.5. Reestruturação da empresa a uma nova realidade proposta – Preparar todas a áreas da empresa para a mudança pretendida.
– Financeiro
– Controladoria
– Recursos Humanos
– Operacional
– Comercial
– Jurídico
1.5.1. Financeiro
– Preparação da administração financeira
– Tesouraria
– Contas a pagar e receber
– Fluxo de Caixa
– Planejamento Econômico-Financeiro
– Implantação de Indicadores
– Gerenciamento de crise de caixa
– Políticas de Crédito
– Recuperação de Crédito
1.5.2. Controladoria
– Controle do endividamento
– Criação do Centro de Custos
– Criação do Plano de Contas
– Gestão de Custos
– Apuração de Resultados
– Rotinas de relatórios
– Departamento de compras
– Análise de Contratos
– Controle de imobilizado
– Interface com a contabilidade
– Gestão de metas e resultados
1.5.3. Operacional
– Política de redução de custos
– Almoxarifado: controle de estoque
– Planejamento de Manutenção
– Controle de Frota
1.5.4. Recursos Humanos
– Avaliação da liderança, da estrutura organizacional, do organograma e da eficiência e produtividade das pessoas
– Estrutura de cargos e salários
– Gestão baseada no desempenho e competência
– Especialidade no recrutamento e seleção de profissionais para a Gestão de Crise
1.5.5. Comercial
– Gestão de portfólio de produtos e marcas
– Gestão de avaliação de marca
1.5.6. Jurídico
– Estratégia de Recuperação
– Elaboração de Plano de Recuperação
– Planejamento Tributário
– Repactuação do endividamento
– Estruturas societárias
– Fusões e aquisições
1.6. Planejamento Estratégico
– Visualizar a empresa no futuro
– Preparar o caminho a ser seguido
– Realizar o orçamento